O FORUM DOS PESCADORES ESPORTIVOS
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 FALANDO UM POUCO DA PESCA DA TILAPIA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Marcos A.Cavalcanti

avatar

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/02/2010
Idade : 71
Localização : Curitiba-PR

MensagemAssunto: FALANDO UM POUCO DA PESCA DA TILAPIA   Sab Maio 08, 2010 6:40 pm


Alô Pescadores do forum:
Pude perceber que voces se dedicam mais a pesca de peixes em água salgada, portanto, quem sabe, a pesca da tilápia, possa parecer fácil e para principiantes, pois elas foram introduzidas nos famosos P&P, em grande quantidade, em tanques relativamente pequenos e rasos e por isto, sejam fáceis de serem capturadas.
Agora posso garintir á todos, que pescá-las em represas, como aquela citada no artigo anterior, não é fácil e muito menos pra principiantes, prova disto, foi a descrição do material necessário para a pesca da mesma, mais não é só.
Em primeiro lugar é preciso considerar que lá no Capivari, elas foram introduzidas a mais de cinco décadas, portanto, tornaram-se "nativas", então mesmo nos P&P, elas tem duas características básicas: são ariscas e matreiras.
Então por estas características, é necessário observar alguns macetes e dicas;
1o) O silêncio desde a chegada e durante a permanência no pesqueiro e no meu caso, geralmente fico de dois a treis dias e noite pescando, então, alem deste detalhe é preciso preparar o local da pescaria e para isto é importante:
a) Aplainar o barranco do pesqueiro, depois armar um guarda-sol e sobre o mesmo colocar uma lona, formando uma barraca, cuja finalidade é nos proteger do sol e de eventuais chuvas;
b) Falando em guarda-sol e lonas, outro dica: quem não sabe, pensa que as cores podem ser quaisquer uma, entretanto, durante o dia, nunca usamos as cores amarela, laranja, vermelha ou branca, elas refletem na água e isto espanta os peixes, este cuidado são também com nossas roupas de pescarias.
2o) Ter todas as tralhas de pesca disponíveis: varas, suportes, cadeira, samburá, passaguá, refletores de luz, iscas e cevas:
a) Falando em ceva outro macete: Saber dosar a quantidade a ser lançada no pesqueiro, quando em excesso, os peixes se alimentam dela e rejeitam as iscas;
b) Aqui usamos vários tipos de ceva: ração de coelho, de peixe, de cavalo com melaço, farelo de trigo, quirera e milho sêco, milho verde, capins e erva doce;
c) Elas serão usadas de acordo com os tipos de isca e estas são: Bicho da laranja, minhoca comum, milho verde, capins e erva doce.
3o) Pode não parecer, mais cada pescaria, de acordo com o material á ser utilizado, tem macetes diferentes, na pesca diurna ou noturna, de fundo ou de meia-água, então vou falar deste tipo de pesca.
1) A pesca de meia água é diurna;
2) MATERIAL:
a) No máximo treis varas acima de 4,00 metros, porque é necessário espaço dos demais pescadores e acima de tudo silêncio, pelas característica já citadas acima;
b) PREPARO DAS LINHAS:
No comprimento das varas, onde se coloca uma boinha de isopor de 2 a 3 cm, depois um chumbo leve (lambarí) e ela é amarrada num pequeno girador.
Na outra extremidade do girador, amarramos outro pedaço de linha(pernada) de uns 50cm, e no meio, fazemos um anel de uns 10cm, que quando cortado, amarramos um anzol e no final da pernada outro anzol.
c) SISTEMA DE PESCA:
Regulamos a boia em até 1,00 metro de profundidade, lançamos a linha a uns 2,00 metros do barranco a favor do vento. Ele se encarrega de levar a boia para próximo do barranco, onde as tilápias miúdas, começam a atacar as iscas(capins e erva doce), levando-as para a parte mais funda, onde se encontram as tilápias maiores, que por sua vêz engolem as iscas, fazendo a boinha sumir no pesqueiro, então, é a hora de fisgada.
É simples concordam? É verdade, exceto que é preciso muita paciência, pois as tilápias miúdas, detonam as iscas e a troca é constante.
4o) TIPOS DE CAPINS E COMO ISCÁ-LOS:
a) Picuio: Ele nasce em uma touceira que tem vários ramos e em cada um, várias folhas, das quais usamos as últimas, as mais tenras, cortadas num tamanho de até 10 cm e o anzol e preso no seu caule;
b) Papuã: Ele tb dá numa touceira, com vários galhos que contem várias folhas de até 25cm de comprimento, então as usamos de duas maneiras:
1a) Cortamos a ponteira delas, tbv nuns 10cm e fazemos un nó, onde é preso o anzol;
2a) Dividimos a folha no meio e procedemos da forma acima.
c) Erva doce: Usamos a ponteira de cada ramo em até 10 cm, e prendemos o anzol no meio do caule delas.
OBS: As sobras de capim e erva doce, são picadas e jogadas no pesqueiro.
IMPORTANTE: Estas iscas, são as únicas que as tilápias carregam a boinha para o fundo, as outras, tem outros macetes.
Então pessoal, pescar tilápia é para principiantes?
Até a próxima.
Marcão.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://marcaocapivari@ymail.com
 
FALANDO UM POUCO DA PESCA DA TILAPIA
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Um Pouco de mim ...
» Antenas e fios
» á nossa saude....pessoal do MTP....
» Ficha - Alice Havelle
» "Em Nome do Filho" - Capítulo 03

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: PESCARIA-
Ir para: